domingo, 8 de dezembro de 2013

CMDM ocupa espaço no Mercado Público durante a Semana da Consciência Negra



A ação visou participar de um espaço de trocas, reflexões e saberes sobre a realidade da população negra na cidade, no país e no presente.

Tendo como objetivo dar visibilidade às manifestações socioculturais da população negra de Pelotas e ampliar a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira* a Semana da Consciência começou oficialmente na cidade no dia 13\11. Movimentos sociais, Conselhos Municipais e poder público engajaram-se na construção de uma semana de reflexões ainda necessárias.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com o Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas e a associação Olojukan, ocupou espaço dentro da programação que ocorreu dentro do Mercado Público. Foi um momento onde as pessoas puderam entrar em contato com as conselheiras do CMDM e com as integrantes do GAMP. Além disso, foi colocado em exposição o trabalho do Grupo Labor, projeto da Olojukan. Guardanapos, roupas, bonecas e outros trabalhos manuais estavam ali para mostrar a capacidade de um grupo organizar-se e gerar renda.
A Presidente da Associação Olojukan, Professora Nara Louro, comenta sobre a utilização deste espaço: “Nós da Olojukan estamos muito satisfeitos, até exultantes, de estar aqui. É mais uma oportunidade de se mostrar o trabalho que está sendo feito nas comunidades, que são tão esquecidas. Nós temos um trabalho na comunidade Santo Antônio, no bairro Fragata, com uma média de 200 famílias que participam das aulas e dos cursos profissionalizantes. Aqui nós temos um pouco do trabalho deles. É mais uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito e dar algum retorno a essas mulheres, que investem nisso, nem que seja tempo. Foi propício recebermos essa oportunidade de estarmos aqui numa Semana da Consciência Negra, onde as periferias, as comunidades tem tanto a contar, tanto a falar, tanto a mostrar.”
*Informação retirada do site da Prefeitura de Pelotas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário