terça-feira, 2 de julho de 2013

SPM participa de encontro sobre economia solidária e feminista



A inserção da mulher no mundo do trabalho é uma das preocupações do Governo do Estado na formulação de políticas públicas para as mulheres. Este é um dos eixos de atuação da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), que participou, na manhã desta segunda-feira (1º), da abertura do 1º Encontro Estadual da Rede de Economia Solidária e Feminista - "Mulheres em movimento por autonomia econômica". Promovido pela ONG Guayí, o encontro reuniu representantes de diversas áreas.                                                       
            A titular da SPM, Ariane Leitão, destacou que a Economia Solidária é uma das ações para garantir a autonomia financeira das mulheres e oferecer a elas espaços eficazes para sua capacitação. A secretária acrescentou que, a partir do cooperativismo, do associativismo - e com uma rede de comércio justo, por meio da rede de economia solidária, "é possível apostar em um novo modelo de economia, em contraposição ao capitalismo instituído no país".
            De acordo com a coordenadora geral da Guayí, Helena Bonumá, a Rede de Economia Solidária e Feminista é fruto da ação das mulheres em busca de reconhecimento e melhores condições para seu trabalho. "Este é um projeto que nos permite conhecer a riqueza da economia solidária. No mapeamento realizado em 358 empreendimentos em nove estados, percebemos que as mulheres são a maioria em todo o processo produtivo", apontou.
            Em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, a Guayí desenvolve encontros estaduais para fortalecer as discussões entre as agentes que compõem a rede.
Texto e foto: Luana Mesa (via site da SPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário