sexta-feira, 14 de março de 2014

Inauguração do Centro da Mulher



Foi inaugurado ontem, dia 13 de março, o Centro de Referência de Atendimento a Mulheres Em Situação de Violência de Pelotas (Centro da Mulher). O Centro, como diz o nome, será uma referência para as mulheres vítimas de violência na cidade de Pelotas. O Objetivo deste projeto é promover a defesa da mulher, ampliando e consolidando a cooperação institucional em torno do tema. A violência, seja ela física, emocional ou psicológica, tem impactos na constituição do ser, prejudicando e afetando seu íntimo, tornando-se um impasse para o estabelecimento de uma sociedade justa, igualitária e democrática. Portanto, pretende-se ainda, resguardar e resgatar as identidades fragilizadas, atuando no sentido de garantir a autonomia das mulheres e a equidade de gênero.


                O projeto do Centro da Mulher é uma ação conjunta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), do Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (GAMP) e da Secretaria de Justiça Social e Segurança. A ideia de Pelotas oferecer um serviço especializado às mulheres nesse tipo de vulnerabilidade é antiga e veio dos movimentos organizados da sociedade civil. Depois de muitas reuniões e mobilizações, o projeto foi apresentado ao poder executivo.

                Se fizeram presentes na mesa de inauguração: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretaria de Justiça Social e Segurança, Delegacia da Mulher e o CMDM. Realizando a fala de abertura, Diná Bandeira representando o Conselho. Em sua fala ela faz referência a todas militantes feministas que há muito tempo lutam pelos direitos das mulheres. Lembra, ainda, que o trabalho está apenas começando. Outro aspecto colocado foi o da importância do trabalho em rede, ou seja, da articulação entre as instituições envolvidas para preservar e salvar vidas. “As mulheres precisam de informação”, coloca. Logo após, a secretária da pasta de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore fez a lembrança da equipe de profissionais que irá atuar no centro, responsáveis diretos pela prestação do serviço. Estarão à disposição da população assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros. Além disso, haverá assistência jurídica, que, segundo a secretaria, será oferecido em parceria com as universidades.

                O Centro de Referência de Atendimento a Mulheres Em Situação de Violência de Pelotas (Centro da Mulher) fica no CREAS Cruzeiro, Rua Barão de Itamaracá, 690, bairro Cruzeiro. Mais informações pelo telefone 32794713.

Confira as fotos:













Nenhum comentário:

Postar um comentário