terça-feira, 28 de maio de 2013

Dia da Saúde da Mulher



Hoje, 28 de maio, é o Dia Internacional pela Saúde da Mulher e Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna que busca reforçar o fato de que todas as mulheres têm (ou deveriam ter!) direito à gravidez desejada e direito à atenção de qualidade, humanizada e não discriminatória, no pré-natal, durante o parto e no pós-parto.
No Brasil, de acordo com Ministério da Saúde, mais de 70% das mortes maternas são decorrentes de omissões, intervenções ou tratamentos incorretos ou, ainda, uma cadeia de eventos resultantes e relacionadas a essas causas. (ONU, 2013)Sabe-se que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma das estratégias mais importantes para a redução da mortalidade materna, aliada a um pré-natal adequado, é a redução dos partos do tipo cesariana.
O recomendado é que os países não ultrapassem a taxa de 15% dos partos na forma cesárea. Ou seja, no mínimo 85% deveriam ser normais. Mas essa não é a realidade mundial. E no Brasil os resultados são ainda mais alarmantes. Na rede privada chega a haver até mesmo inversões (15% são normais... ou até menos!)
É preciso retomar o conhecimento do próprio corpo, não delegar um ato fisiológico aos aparatos tecnológicos sem uma clara justificativa para tal. É preciso reapoderar-se do próprio corpo, e tomar decisões informadas em evidências científicas bem fundamentadas.
            O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher convida a pensar estas e outras questões nas nossas reuniões e nos nossos GT’s (Grupos de Trabalho) sobre a Saúde da Mulher.
 

Nossas plenárias acontecem na terceira sexta-feira de cada mês na Casa dos Conselhos (rua Três de Maio, 1060) de Pelotas. Você está convidada a participar.

Contato: conselhomulherpelotas@gmail.com


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Seminário de Políticas Públicas para Mulheres




Ocorreu no último dia 16 o Seminário de Políticas Públicas para Mulheres, realizado no Colégio João XXIII e organizado pelo Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas. O Seminário contou com a participação de:
 Ariane Leitão, Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres;
 Tenente Coronel Nádia Gerhard, Coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha;
 Clésis Crochemore, Secretária Municipal de Justiça Social e Segurança.
Confira as fotos do evento









quarta-feira, 15 de maio de 2013

Eleições definem nova composição da coordenação executiva do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Pelotas!


Em nosso país a universalização da democracia veio acompanhada da constatação que os espaços institucionais são insuficientes para projetar a inclusão dos diferentes grupos sociais e de que o alargamento dos espaços de participação tem se gerado a partir da mobilização da sociedade civil. Esta mobilização se reflete na abertura democrática, bem como nas tentativas de novas formas de participação da sociedade civil nas decisões políticas, entre estes se destacam os Conselhos Municipais.

Os Conselhos objetivam gerar um encontro entre Estado e sociedade, projetando uma possível diminuição da distância entre o poder público e os cidadãos ao tentar produzir políticas públicas relacionadas com as demandas locais. A composição dos Conselhos inclui representantes do poder público e da sociedade civil, constituindo-se como um local privilegiado para a participação dos segmentos organizados, mas que estão fora da representação do campo político tradicional.
O Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Pelotas foi criado pela Câmara Municipal de Pelotas através da Lei n. 3552, de 09 de julho de 1992. De acordo com a Lei caracteriza-se como um órgão deliberativo que tem por finalidade formular e promover políticas governamentais, medidas e ações para a garantia dos direitos da mulher.
Hoje, participam da composição do Conselho mulheres representantes de Organizações não Governamentais (Ong’s), Universidades, Sindicatos, Partidos Políticos, Entidades de Classe, Associações, Secretarias, Grupos e Movimentos sociais.
No último dia 3 de maio, ocorreu eleição para definição da nova coordenação executiva do conselho. Somente uma chapa inscreveu-se para o pleito, de nome “Atitude Feminina”, que foi aclamada como sendo a vencedora. A composição da coordenação para esta gestão é a seguinte:
·         Presidente – Diná Lessa Bandeira (Representando o Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida - COEP Pelotas, Núcleo de Responsabilidade Social da Embrapa Clima Temperado e Associações FRAGET e AMANPEL)
·         Vice Presidente – Tais Costa (Representando a ONG Gesto) 
·         Secretária – Isane D’Avila (Representando Conselho Regional de Psicologia/RS)
 
A nova composição da coordenação executiva
Os Conselhos Municipais são uns dos principais meios de efetivar a participação cidadã da população e de garantir a execução dos seus direitos básicos. Já o Conselho Municipal de Direitos da Mulher é espaço dos mais importantes de deliberação das lutas femininas, que visa garantir e ampliar a igualdade de gênero através do debate e de políticas públicas. Participe! 
O conselho reunido!